quinta-feira, 13 de maio de 2010

Homenagem aos Pretos Velhos


Com a Abolição dos escravos (Lei Aura) que foi assinada no dia 13 de maio 1888. Veio a Liberdade, mas muitos nem sabiam o que fazer com ela, para onde, ir, onde dormir, etc. quantas vezes hoje em pleno ano de 2010, não nos sentimos presos, verdadeiros escravos de nossos sentimentos, atitudes, quantas vezes, hoje ainda não nos açoitamos, nos culpamos, ou seja, a liberdade existe através do ir e vir, mas a liberdade de alma, será que as nossas almas são libertas, ou presas as mágoas, raivas, rancores, e todos estes sentimentos que nos aprisionam.
E os Pretos Velhos, são seres, repleto de amor, sabedoria, bondade, que vem em nosso auxilio, para nos libertar de nossos dores, físicas e alma, eles sempre nos tem um consolo, uma palavra, naquelas horas em que julgamos estar tudo perdido em nossas vidas, eles estão ali para nos auxiliar.
.

ARUANDA
Se o desespero ameaça tomar conta de você, que tal resolver de vez essa sua dificuldade?
Esse tipo de sentimento infeliz é o resultado da sua falta de fé. Não daquela fé de que muitos falam por aí. É fé em um ideal, fé no futuro. Falta a você a coragem de lutar e a decisão de prosseguir apesar de todas as dificuldades.
Os meus filhos se desesperam com muita facilidade. É hora de aprenderem um pouco com a vida.
Diante do sofrimento pela possibilidade da partida de um afeto, o desespero se instala, é hora de trabalhar o desapego. Nos nao somos donos de nin guém. Nenhum ser humano é propriedade de outro. Acorde, sorria meu filho. O tempo da escravidão já passou. Por que se manter algemado a pessoas, objetos ou instituições humanas? Às vezes vocês se desesperam porque julgam faltar recursos materiais. Isso é absurdo, meus filhos.
Está na hora de entender que a verdadeira posse é fruto do trabalho. Se faltar alguma coisa é porque você não trabalhou o suficiente, não perseverou em sua proposta ou, então, quando teve a oportunidade do ter, não soube economizar, reservar ou multiplicar.
A vida nos ensina que aquilo que julgamos possuir, nós temos que dividir entre os mais necessitados, somando esforços para multiplicar os resultados, diminuindo as pretensões, para exercitar o desapego.
Ora, meu filho, o desespero é o resultado de uma visão errada da vida.
Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado.
Deus abençoa, mas é preciso ter coragem para a maior experiência do mundo que é viver.
Sempre há uma solução. Não existe dor, sofrimento ou mal que não tragam o seu ensinamento, não há problema que não tenha a resposta certa da vida

EXTRAIDO DO LIVRO: "SABEDORIA DE PRETO VELHO" DE ROBSON PINHEIRO POR PAI JOÃO DE ARUANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário